11 abril, 2008

Riscos e Catástrofes Naturais... Os tornados...

Ontem, numa das minhas aulas de Geografia, com a turma do 7ºB, fui questionada pelos alunos acerca da temática dos tornados e em particular, da ocorrência verificada em Santarém, no passado dia 9 de Abril.
Assim e para que todos possam compreender melhor a origem e a dinâmica dos tornados, deixo-vos no blog mais algumas informações didácticas. :)

Jornal de Notícias
10 de Abril de 2008
Instituto de Meteorologia confirma tornado em Santarém
Vento poderá ter atingido ou excedido ligeiramente os 200 quilómetros por hora
A ocorrência de um tornado quarta-feira em algumas aldeias do concelho de Santarém foi hoje confirmada à agência Lusa por um especialista do Instituto de Meteorologia (IM), durante uma visita às localidades afectadas.

"Confirmo que se tratou de um tornado, cuja intensidade dos ventos poderá ter atingido ou excedido ligeiramente os 200 quilómetros por hora", disse à agência Lusa Paulo Pinto, um dos dois meteorologistas da área de radares meteorológicos que se encontra no terreno para avaliar os impactos do incidente.

Paulo Pinto sublinhou que o valor para a intensidade dos ventos é um estimado "a partir da intensidade e da natureza dos danos causados e não pela medição directa da intensidade dos ventos no interior do tornado".

Explicou que a classificação para determinar a intensidade dos ventos é a escala de Fujita, que vai de F0 (intensidade mínima) a F5/F6 (intensidade máxima), e que "pela intensidade dos danos verificados nos locais atingidos se pode concluir que ocorreu um tornado de, pelo menos, intensidade F1, mas que poderá ter chegado a F2".

"Ainda é, contudo, cedo para concluir a intensidade dos ventos do tornado, uma vez que não visitámos todos os locais atingidos", enfatizou.

Sublinhou que a avaliação do fenómeno "não resulta da medição da intensidade dos ventos, mas de estimativas a partir dos danos causados nos locais que ainda estão a ser avaliados" pela equipa de meteorologistas.

Os primeiros locais visitados pela equipa de meteorologistas foi a freguesia de Abrã e a localidade de Canal (na mesma freguesia) e Amiais de Baixo, onde avaliaram os danos causados numa fábrica "cuja estrutura de 16 ou 17 toneladas ficou completamente destruída", disse.


Um tornado é...

Uma coluna de ar que gira de forma violenta, como resultado de tormentas geradas pelo encontro de massas de ar quente e frio. O resultado é uma formação em forma de cone (remoinho de vento) que pode mover-se a grande velocidade pela superfície terrestre, destruindo tudo à sua passagem.

A Escala Fujita

Esta escala foi criada pelo Dr. Ted Fujita (Universidade de Chicago, E.U.A.) e mede a intensidade dos tornados.

A Escala Fujita mede a intensidade dos tornados em função dos estragos causados, de F0 (intensidade mínima) a F5 (intensidade máxima).


A Escala Fujita - F0 F1 F2 F3 F4 F5


Tornado F0: velocidades de vento inferiores a 117 km/h. Normalmente causam poucos danos.

Tornado F1: velocidades de vento entre 117 e 180 km/h. Estes tornados podem levantar telhas e mover carros em movimento para fora da estrada.

Tornado F2: velocidades de vento entre 182 e 252 km/h. Os telhados de algumas casas começarão a levantar e os carros ou outros veículos que se encontrem no percurso do tornado serão demolidos. Este tornado pode ainda provocar o descarrilamento de comboios.

Tornado F3: velocidades de vento entre 253 e 333 km/h. Árvores pesadas serão levantadas com raiz e paredes e telhados de edifícios sólidos serão arrancados como palitos de fósforos. Este é um tornado severo.


Tornado F4: velocidades de vento entre 334 e 419 km/h. Carros/camiões de 40 toneladas serão arremessados como brinquedos. Haverá devastação total.


Tornado F5: velocidades de vento entre 420 e 511 km/h. Tornados com esta intensidade destroem tudo no seu percurso. Os carros são arremessados como pedras para centenas de metros e os edifícios inteiros podem ser levantados do chão. A força é semelhante à de uma bomba atómica.


Tornado F6: velocidade acima de 511 Km/h. Este tipo de tornado era considerado apenas em simulações (muitas vezes chamado de Tornado Inconcebível), contudo, terá sido possivelmente registado em 1999, com o Tornado de Oklahoma, uma vez que se considera que a velocidade do vento terá chegado bem perto dos 533 Km/h (320 Mph).

Vídeo da National Geographic com imagens de tornados...

1 Comment:

Catia said...

O video esta muito giro como texto :)